Mato Grosso, o maior produtor de teca da América do Sul, agora contará com incentivos fiscais
Publicado por Maria Júlia Souza | Sedec-MT em 07/10/2024 às 15:02
Na 23ª Reunião do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat), realizada em 4 de outubro, foi aprovada a inclusão da teca na lista de produtos de madeira beneficiados fiscalmente no estado.
A decisão considera que a teca, uma madeira em bruto descascada, é um dos principais produtos madeireiros de Mato Grosso, que também se destaca na produção de eucalipto. Com 68 mil hectares de florestas de teca plantadas, o estado se consolida como o maior produtor da América do Sul, favorecido por seu solo e clima propícios à alta produtividade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, presidente do Condeprodemat, afirmou que a aprovação do incentivo estimulará o setor. Ele destacou que a primeira empresa da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE) é dedicada à produção de teca. “Estamos todos alinhados com a missão do Conselho de promover o crescimento econômico com eficiência e segurança jurídica. O benefício para a teca impulsionará o setor, que é um destaque na área florestal e um produto exportado para a Ásia e Europa”, ressaltou o secretário.
O incentivo fiscal para a teca será de 65% nas operações internas e 80% nas operações interestaduais, conforme o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).
Participaram da reunião conselheiros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Secretaria de Estado de Fazenda, da Casa Civil, da Procuradoria Geral do Estado, da Federação das Indústrias e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.