Nos últimos anos, temos observado uma tendência de crescimento no uso de fontes renováveis, como a biomassa florestal, no setor agropecuário. Esse crescimento está diretamente relacionado à produção de grãos, especialmente soja e milho, que se destacam na produção nacional e em Mato Grosso.
Diante desse cenário, torna-se essencial conduzir estudos aprofundados sobre as propriedades e a qualidade da madeira proveniente de plantios florestais.
A AREFLORESTA, em parceria com a empresa associada Grupo Mônica, está apoiando o projeto de mestrado intitulado “Qualidade da Madeira proveniente de plantios florestais de eucalipto - 2024”.
O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Aylson Oliveira, docente da UFMT/FENF Campus Cuiabá, autoria da mestranda Camila Mendes e auxílio do discente Yuri Nickson.
O objetivo da pesquisa será avaliar as propriedades energéticas dos clones em diferentes idades, plantados em Brasnorte. Além disso, o estudo investigará a influência das características edafoclimáticas do local de plantio nas propriedades energéticas dos clones em diferentes idades de colheita.
Com duração de 24 meses, espera-se que, ao final da pesquisa, os dados de produtividade auxiliem na seleção e indicação dos melhores materiais genéticos a serem implantados no Mato Grosso. Além disso, a pesquisa contribuirá para identificar como a idade de colheita e as condições do solo e clima afetam a qualidade da madeira produzida.
Essa iniciativa representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável do setor florestal no estado, promovendo o uso consciente dos recursos naturais e aprimorando a produção de biomassa florestal.