Diretores da AREFLORESTA participam ativamente da Câmara Técnica do Plano de Desenvolvimento Florestal (PDEF), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, para construção do plano desenvolvimento florestal do setor de florestas plantadas de Mato Grosso.
Criada pela Resolução N.º 020/2024/CGDF/MT de 08 de março de 2024, a Câmara Técnica do Plano de Desenvolvimento Florestal - PDEF/MT trabalha de forma colaborativa, integrando as expertises das instituições representantes do setor de base florestasl no estado, com o compromisso de definir ações para o aumento da produção de biomassa; aumento de madeira para matéria prima industrial; promoção do manejo florestal sustentável; desenvolver estratégias e ações que promovam a educação ambiental; e, estabelecer mecanismos eficientes de monitoramento e avaliação contínua do Plano de Desenvolvimento Florestal, permitindo ajustes conforme necessário.
O PDEF-MT surge como uma ferramenta importante com a finalidade de viabilizar o crescimento sustentável do setor. Com um processo de construção participativa, representantes do setor de base florestal estão trabalhando conjuntamente para consolidar informações que formarão a base de uma análise SWOT detalhada. Este documento será fundamental para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro do contexto florestal do estado.
Com o compromisso de transparência e eficácia, a entidade está empenhada em estabelecer metas claras e mensuráveis. Cada objetivo específico será acompanhado de prazos definidos e ações estratégicas, projetadas para minimizar os desafios enfrentados pelo setor.
O documento deverá ser finalizado em breve.
A AREFLORESTA parabeniza a iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) a todos os envolvidos neste esforço colaborativo e reitera seu compromisso com o avanço do setor florestal do Estado de Mato Grosso.