Comunicação

CNA discute políticas para florestas plantadas e situação do setor de borracha natural

CNA discute políticas para florestas plantadas e situação do setor de borracha natural

Publicado por Assessoria de Comunicação CNA em 01/04/2024 às 07:21

No dia 27 de março, a Comissão Nacional de Silvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, uma reunião para discutir políticas relacionadas às florestas plantadas, incluindo o Plano de Ação para Recuperação e Manejo de Florestas (Floresta+Sustentável) e o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PNDF), bem como abordar a situação do setor de borracha natural e as principais ações previstas para 2024, com a participação do Secretário Fausto, representando a AREFLORESTA-MT, membro ativo da comissão.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, que apresentou o novo presidente da Comissão, Antônio Ginack, que ressaltou a importância da comissão como espaço para discussões relevantes e expressou o compromisso de trazer temas impactantes para debate, desde a crise enfrentada pelos produtores de borracha até outras espécies florestais cultivadas. 

Durante a reunião, Jaine Cubas, coordenadora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas do Ministério da Agricultura, apresentou detalhes sobre o Plano Floresta+Sustentável e o PNDF 2024, lançados recentemente pelo Ministério da Agricultura.

Ela enfatizou que os planos visam a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento das cadeias produtivas, a inclusão social, a geração de renda rural e o aumento da produtividade, destacando a importância da parceria entre os setores da silvicultura brasileira. 

Ginack abordou o cenário atual da borracha natural no país, com ênfase em São Paulo, destacando os desafios enfrentados pelos produtores rurais, como a queda nos preços e o aumento dos custos de produção, além da escassez de mão de obra. Ressaltou a necessidade de discutir estratégias e propor ações para minimizar as perdas no setor. 

Eduarda Lee, analista técnica da CNA, apresentou os principais eixos de atuação da comissão para o ano, incluindo o desenvolvimento de metodologias relacionadas ao índice da borracha natural, o foco em energias renováveis e o acompanhamento das questões legislativas e executivas pertinentes ao setor da silvicultura.  

Fonte: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cna-discute-politicas-para-florestas-plantadas-e-situacao-do-setor-de-borracha-natural

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Endereço:

Rua I, 300, Quadra 17-A, Bairro Alvorada,
Ed. SENAR-MT,
Cuiabá - MT, CEP 78048-832

Telefone

(65) 3928-4490
Chama no WhatsApp
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet