Na última segunda-feira (29.06), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso manteve o veto ao Projeto de Lei Complementar 04/2019, que ficou conhecido como “PL do Desmatamento”.
Entendemos como assertiva, pois foram assegurados os avanços feitos na política florestal até aqui.
A proposta previa forte retrocesso na legislação ambiental ao inviabilizar a política de reflorestamento em Mato Grosso.
Para se ter uma ideia, a Secretaria de Meio Ambiente deixaria de cobrar reposição florestal daqueles que desmataram ilegalmente. Isso seria um verdadeiro prêmio ao desmate ilegal, trazendo prejuízos ainda maiores à imagem do Mato Grosso, com impactos negativos em investimentos e exportação dos nossos produtos.