Comunicação

PESQUISA: Prospecção de clones de eucalipto para o estado do Mato Grosso visando atender demanda de madeira para fins energéticas

PESQUISA: Prospecção de clones de eucalipto para o estado do Mato Grosso visando atender demanda de madeira para fins energéticas

Publicado por AREFLORESTA-MT em 10/10/2022 às 15:28

A Embrapa possui uma extensa rede de germoplasma de espécies florestais, tanto exóticas quanto nativas. Dentre as exóticas, destacam-se bancos ativos de germoplasma (BAGs) de pínus, eucalipto, liquidambar, grevílea, acácia, acrocarpus, criptoméria, cupressus, entre outras. Essas espécies foram priorizadas por comporem bancos de germoplasma mantidos no campo há décadas e, muitas delas, são material exclusivo, de importância estratégica para a Embrapa e a sociedade em geral, tanto para uso atual quanto futuro. 

Neste contexto, a Embrapa em parceria com a AREFLORESTA-MT se une para obter ativos tecnológicos competitivos, visando selecionar genótipos de eucaliptos para o lançamento e exploração comercial de cultivares de alta produtividade para atender à crescente demanda de madeira para fins energéticas em Mato Grosso. 

Através do projeto titulado “Validação de germoplasma de eucalipto para a produção de biomassa para os polos produtores de etanol de milho de Mato Grosso” espera-se formar populações genética base de eucalipto para a seleção a médio e longo prazo de clones raça-local adaptados às diferentes regiões de Mato Grosso, além de transferir as informações sobre materiais genéticos superiores (clones) aos produtores rurais e empresas.

Com o fortalecimento dos programas de melhoramento genético, novos clones têm sido disponibilizados a cada ano. No entanto, devido a existência de interação entre clone e os fatores edafoclimáticos, é fundamental avaliar o comportamento de diversos materiais genéticos em cada região para que se selecionem aqueles que expressam o máximo do seu potencial produtivo. 

Por se tratar de um projeto complexo e a longo prazo, a consolidação de parceiros é de suma importância para execução e finalização da pesquisa. 

A primeira fase do projeto 2022/2023 é uma realização dos parceiros Embrapa, AREFLORESTA-MT, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Flora Sinop Ltda., Inpasa e Lacan Floretal Ltda.

Fonte: AREFLORESTA-MT & Embrapa

Endereço:

Rua I, 300, Quadra 17-A, Bairro Alvorada,
Ed. SENAR-MT,
Cuiabá - MT, CEP 78048-832

Telefone

(65) 3928-4490
Chama no WhatsApp
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet