Comunicação

Madeira cultivada em laboratório pode acabar com cortes de árvores

Publicado por AREFLORESTA-MT em 30/05/2022 às 09:47

Já pensou em usar a versátil madeira em todas as suas aplicações atuais - e até abrir novos usos - sem precisar cortar nenhuma árvore?

Em um esforço para fornecer uma alternativa ecologicamente correta ao cultivo de árvores, que ocupa grandes áreas agricultáveis, pesquisadores estão trabalhando em uma técnica para gerar em laboratório material vegetal semelhante à madeira.

Isso permitiria "cultivar" um produto de madeira, como uma mesa ou as placas para construir uma casa, sem precisar cortar árvores, serrar, aplainar, processar a madeira, etc, etapas que geram desperdício, com montanhas de serragem.

"A ideia é que você possa cultivar esses materiais vegetais exatamente na forma que você precisa, então você não precisa fazer nenhuma fabricação subtrativa após o fato, o que reduz a quantidade de energia e de desperdício. Há muito potencial para expandir isso e fazer crescer estruturas tridimensionais," disse Ashley Beckwith, do MIT, principal idealizador da "madeira de laboratório".

Leia a matéria na integra no site https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=madeira-cultivada-laboratorio-acabar-cortes-arvores&id=010125220527&ebol=sim#.YpS91mjMJD-

Fonte: Inovação Tecnológica

Endereço:

Rua I, 300, Quadra 17-A, Bairro Alvorada,
Ed. SENAR-MT,
Cuiabá - MT, CEP 78048-832

Telefone

(65) 3928-4490
Chama no WhatsApp
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet