Comunicação

AREFLORESTA-MT participa do "Brazil agribusiness International Meeting - LIDE Business" Encontro de líderes do agronegócio

AREFLORESTA-MT participa do

Publicado por AREFLORESTA-MT em 23/02/2021 às 18:43

O Encontro de líderes ocorrido na tarde de hoje (23/02/2021) contou com a participação de representantes do LIDE  Reino Unido, LIDE Alemanha, LIDE Paraná, LIDE Mato Grosso, Acadêmicos e representantes do setor do agronegócio de Mato Grosso.
A abertura do evento contou com a fala do Presidente do Conselho Consultivo da LIDE Alemanha André Muller Carioba e do Presidente da LIDE Global Luiz Fernando Furlan.  Sucintamente, ambos atentaram para pauta da questão ambiental no mundo que ocupa hoje um importante espaço político. Luiz Furlan destacou o Brasil como ator importante para combater a fome no mundo, justificado pelo crescente aumento da produção de alimentos e potencialidades. Para Furlan falta atuação diplomática por parte do Governo para estreitar as relações com outros países, além da agregação de valor a produção.
De acordo com o Professor Sênior do Centro Insper Agro Global Marcos Jank, o Brasil é um ator importante para acabar com a fome no mundo de forma sustentável, pois além da sua notável potencialidade produtiva segue leis ambientais restritivas e rigorosas. Para o Professor, é necessário promover a inserção internacional do agronegócio brasileiro, abordando aspectos de mercado, sustentabilidade e imagem do Brasil, além de traçar estratégias para atrair investimento externo, envolvendo governo e setor privado e agregação de valor na produção.
No Painel 1 sobre Reflorestamento, representando o setor produtivo de reflorestamento o Secretário-Geral da AREFLORESTA-MT  Fausto Takizawa e o CEO da Euca Energy Ltda. Gilberto Goellner, trouxeram para o público dados produtivos do setor de florestas plantadas, além das iniciativas que já estão sendo implantadas pelo Governo Federal.
De acordo com o Sr. Fausto o plano nacional “Plantar Florestas” tem como objetivo aumentar a produção e a produtividade das florestas plantadas, contribuir para a diminuição da pressão sobre as florestas nativas, serviços ambientais, e melhorar a renda e a qualidade de vida no meio rural. Trata-se de uma estratégia com fundamentação técnico-científica pois conta com parceria da Embrapa. Sr. Fausto atentou para o desafio de aumentar florestas plantadas destinadas para biomassa.
Para Gilberto Goellner Mato Grosso tem agora a grande oportunidade para investir em florestas de eucalipto para celulose e biomassa para usinas de etanol. Citou como exemplo o projeto da Euca Energy Ltda. que pretende plantar 500 mil hectares de eucalipto em áreas de pastagem degradadas. O projeto conta com assessoria da AF Pöyry, empresa internacional de Engenharia, especializada em projetos desta natureza.  O CEO da Euca Energy Ltda relata que o projeto conta com potenciais investidores e prevê novos interessados, mas enfrenta o desafio na formação de novas florestas a fim de evitar um “apagão florestal”.
Segundo a Jornalista Dra. Hildegard Stausberg, o Brasil precisa urgentemente informar ao mundo sobre seu potencial produtivo seguido de práticas sustentáveis e normas ambientais rígidas. De acordo com a jornalisata, o mundo não sabe que o Brasil está vivenciando uma revolução produtiva, e isso precisa ser divulgado através de uma campanha positiva e desmistificar o Brasil como "vilão".
A agenda para discutir estratégias de investimento e fomento para o setor de reflorestamento deverá ter continuidade e contará com apoio da LIDE.

Fonte: AREFLORESTA-MT

Endereço:

Rua I, 300, Quadra 17-A, Bairro Alvorada,
Ed. SENAR-MT,
Cuiabá - MT, CEP 78048-832

Telefone

(65) 3928-4490
Chama no WhatsApp
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet