Notícias

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Publicado por AREFLORESTA-MT em 02/06/2020 às 08:52

Madeira plantada é agro de alto desempenho ambiental e com benefícios sociais!

Plantar árvores é uma atividade sustentável, cujos produtos são recursos renováveis e essenciais à vida humana. 

A cadeia produtiva de florestas plantadas gera 1 emprego/efeito renda para cada 2,06 ha de plantio. Nos 10 municípios que lideram o ranking de cultivo de florestas plantadas do país, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 20 anos, teve variação positiva em 75%.

A biomassa ocupa a terceira posição na matriz energética brasileira; a geração de energia elétrica a partir da biomassa florestal apresenta baixo risco ambiental e baixo custo de aquisição; quando proveniente de plantações é renovável, equilibrada com o meio ambiente, energia limpa e geradora de empregos.

As florestas são plantadas, em sua maioria, em terras degradadas e inviáveis para a lavoura que, quando sem alternativa, o resultado é sua desertificação, portanto ajudam na recuperação do solo e protegem contra erosão. Ocupam pouco mais de 1% do território brasileiro e produz pouco mais de 90% de toda a madeira consumida pela indústria.

A floresta plantada é componente que mais catalisa o princípio de agricultura de baixo carbono, quando integrada com pecuária, proporciona conforto aos animais, aumenta engorda, diminui riscos de doenças e pode trazer renda extra ao produtor rural e  e está em perfeita sintonia para que as indústrias de etanol de milho atendam a política do Renovabio.

Ao oferecer madeira de origem legal, as florestas plantadas reduzem a pressão sobre a mata nativa e protegem a fauna. Para cada 1 ha de florestas plantadas, o setor conserva 0,7 ha de mata nativa.

Portanto, ao fomentar a plantação de florestas estamos fomentando a preservação e proteção do meio ambiente!

 

Fausto Takizawa
Secretário-Geral da AREFLORESTA-MT

Endereço:

R. Eng. Edgard Prado Arze, Qd. 1, Setor A, s/n
Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT
78050-970 (em frente ao prédio da FAMATO)

Telefone:

e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet