Comunicação

Uso sustentável da madeira na construção civil é um dos destaques do Florestar 2015

Publicado por Ana Peron Jornalista da Pau e Prosa Comunicação em 14/09/2015 às 10:03

Unir arquitetura e sustentabilidade sempre foi a obsessão do argentino Ricardo Caruana. Um dos arquitetos mais renomados do país, Caruana está à frente de um projeto que pode contribuir para a redução de um dos principais dramas atuais da humanidade, o aquecimento global. Caruana apresentará no “Florestar 2015: 11° Encontro de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso” o conceito de fixação de carbono na madeira aplicada na construção civil, com a palestra “Madeira não vira papel, Madeira não vira fumaça. Madeira vira casa!”. O encontro é promovido pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (ARefloresta) e será realizado nos dias 23 e 24 de setembro no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa, com o tema: “Mercado, Inovação e Tecnologia de Florestas Plantadas”.

Caruana é um inquieto – discípulo de grandes nomes da arquitetura do século XX, como Oscar Niemeyer, José Zanine e Julius Natterer - e começou a desenvolver projetos com destaque para a madeira já nos anos 1970, quando a crise do petróleo mobilizou a discussão sobre a sustentabilidade na arquitetura.

Caruana promove a ideia do uso de madeira de florestas plantadas como matéria-prima porque, para crescer e formar a própria massa vegetal, as árvores sequestram gás carbônico, contribuindo para diminuir a sua emissão na atmosfera. Como é amplamente conhecido, o gás carbônico contribui para a redução da camada de ozônio e o consequente aumento da temperatura no planeta. No entanto, segundo ele, o sequestro do gás carbônico não é suficiente - é preciso fixá-lo para que não volte à atmosfera. É aí que entra sua proposta de uso de madeiras de florestas plantadas na construção civil e na fabricação de móveis.

O arquiteto não defende o uso da madeira apenas por sua estética ou pelo apelo sustentável, mas por sua superioridade técnica sobre outros materiais usados na construção civil e finaliza: “a preocupação dos arquitetos com a forma, a função e a estética contribuiu muito com o avanço da arquitetura, mas agora é preciso avançar no uso sustentável dos materiais da construção civil”. Com este pensamento, Ricardo Caruana construiu a estrutura do Restaurante Escola São Paulo, que forma jovens da periferia em gastronomia, com imensas madeiras de reflorestamento que sustentam a estrutura.

Na palestra, ele também pretende demonstrar que é possível extrair sofisticação da madeira, além de tentar desmistificar o seu alto custo na utilização para a movelaria.



Florestar 2015

O “Florestar 2015 - 11° encontro de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso: Mercado, Inovação e Tecnologia de Florestas Plantadas” vai contar com importantes profissionais e pesquisadores que estudam a relevância do setor para a economia nacional e debater os caminhos para o seu desenvolvimento sustentável. “O evento vai discutir políticas de fomento para o setor. É um fórum onde procuramos direcionar o caminho que o setor de florestas plantadas do Estado deve seguir ”, destacou Fausto Takizawa, presidente da Arefloresta, Associação de Reflorestadores de Mato Grosso.

O evento é destinado a associados, profissionais do ramo, estudantes das áreas de engenharia florestal, meio ambiente, agronomia e arquitetura e as inscrições já estão abertas pelo site www.arefloresta.com.br.

Endereço:

Rua I, 300, Quadra 17-A, Bairro Alvorada,
Ed. SENAR-MT,
Cuiabá - MT, CEP 78048-832

Telefone

(65) 3928-4490
Chama no WhatsApp
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet