Comunicação

Florestar 2014 terá palestras em Cuiabá e visita técnica em Várzea Grande

Publicado por Painel Florestal em 27/11/2014 às 11:41

 Durante dois dias, empresários ligados à cadeia produtiva florestal do Mato Grosso estarão reunidos para discutir os desafios para o desenvolvimento dos segmentos que compõem o setor. O evento terá como palco no Business Prime Hotel, em Cuiabá.
Na avaliação do presidente da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Fausto Takizawa, o objetivo do evento é atualizar e informar aos produtores florestais, empresas da cadeia produtiva florestal, profissionais, acadêmicos e a população em geral sobre os assuntos econômicos e de mercado do setor de florestas plantadas.
O Estado do Mato Grosso está atento ao mercado de madeira nobre relacionado à teca, já que a área plantada chegou a 65 mil hectares, além do pau de balsa com 17 mil hectares e a seringueira - com mais de 44 mil hectares. “O plantio de mogno africano está em aumentando, mas ainda não temos dados oficiais. Contudo, é uma tendência para um futuro bem próximo. Precisamos que o governo do Estado diminua as taxas de licenciamento, que são altas e algumas chegam a R$ 70 mil. Temos problemas de logística e a energia está cara demais, com uma alíquota de ICMS de 30%”, disse Fausto Takizawa.
Os empresários do setor florestal estão esperançosos quanto aos próximos anos. Takizawa espera que o governo federal, por exemplo, tire do papel a Política Nacional Florestas Plantadas e, no âmbito estadual, a expectativa é que o novo governador desburocratize e desonere o setor. “No eucalipto estamos focados para a produção de biomassa para gerar energia”, destaca Takizawa.


Na terça-feira, 25, a programação está prevista para começar a partir das 7h30. Participam do quadro de palestrantes Ivan Tomaselli, da empresa STCP; Humberto Tuffolo, da Montana Química; Lucas Maceno, da TecVerde; Fábio Machado, da Bortolot Termelétricas; Glauber Silveira, da Agroplante e Fausto Takizawa, da Floresteca S.A. Já na quarta-feira, 26, será realizada uma visita técnica no Distrito Industrial de Várzea Grande, região metropolitana da capital. O encontro começa às 7h e se encerrará ao meio dia.
De acordo com Fausto Takizawa, nas outras edições os temas eram voltados para assuntos técnicos florestais, mas como o Estado já possui uma base florestal plantada maior, o tema será referente ao “Mercado de Florestas Plantadas no Estado de Mato Grosso”. Ao todo, são mais de 200 mil hectares plantados entre eucalipto, teca, seringueira, entre outras espécies nativas e exóticas.
Fonte: www.painelflorestal.com.br/noticias/voce-e-a-floresta/florestar-2014-tera-palestras-em-cuiaba-e-visita-tecnica-em-varzea-grande

Endereço:

Rua I, 300, Quadra 17-A, Bairro Alvorada,
Ed. SENAR-MT,
Cuiabá - MT, CEP 78048-832

Telefone

(65) 3928-4490
Chama no WhatsApp
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet