Comunicação

Drones: nova tecnologia de monitoramento em florestas plantadas

Publicado por Painel Florestal em 10/06/2014 às 10:23

 O mais novo equipamento tecnológico que está sendo utilizado no monitoramento das florestas plantadas por algumas empresas é denominado de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) ou simplesmente drones, como ficaram popularmente conhecidos quando foram criados para fins militares.
O drone, de acordo com a Forest Brasil, deve ser considerado um veículo aéreo não tripulado com sofisticados meios eletrônico embarcados, que permite transportar diferentes sistemas de captura de imagens. Sua instrumentação aviônica possui sistemas de controle que permitem vôos com alta estabilidade devido a tecnologias como robótica, nanotecnologia e sensores de alto poder de processamento de dados. Por isso, podem ser constituídos por fibras de carbono, assim aqueles providos de até 4 motores e hélices, podem chegar a pesar até menos de 6 quilos, com todos os equipamentos necessários para captura de imagens.
A utilização dos veículos aéreos não tripulados para o monitoramento e o acompanhamento de operações pode ser uma das estratégias utilizadas pelo setor florestal e agrícola no Brasil. Nesses setores a grande vantagem seria a precisão com que se pode detectar e monitorar grandes áreas em tempo real.
As imagens coletadas pelos drones são de alta resolução, sendo consideradas superiores às imagens feitas pelos satélites, que são analisadas com auxílio de programas de computador, a qual indica, através das cores específicas, os possíveis problemas encontrados na área como doenças, falhas, áreas atacadas por pragas, plantas daninhas, deficiência hídrica, comportamento dos sítios, entre outros.
Fonte: http://www.painelflorestal.com.br/blogs/minuto-florestal/drones-nova-tecnologia-de-monitoramento-em-florestas-plantadas

Endereço:

Rua I, 300, Quadra 17-A, Bairro Alvorada,
Ed. SENAR-MT,
Cuiabá - MT, CEP 78048-832

Telefone

(65) 3928-4490
Chama no WhatsApp
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet